Permalink

0

Porque WhatsApp está bloqueado de novo? Segunda-feira 2 maio 2016

A entidade reguladora das telecomunicações no Brasil considerada desproporcionada a decisão de um juiz que determinou o bloqueio da aplicação WhatsApp em todo o país durante 72 horas, em sua opinião, punir os 100 milhões de brasileiros que usam o serviço.

Porque WhatsApp está bloqueado de novo? Segunda-feira 2 maio 2016

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende disse que, independentemente das razões que o juiz silenciados WhatsApp, a decisão acabou punindo todos os usuários de aplicativos no Brasil.

“WhatsApp tem de cumprir decisões judiciais dentro das condições técnicas que têm, mas, obviamente, o bloqueio não é a solução”, disse Rezende.

As operadoras de telefonia móvel no Brasil bloqueou a partir das 14h00, hora local (17.00 GMT) na segunda-feira serviços WhatsApp em conformidade com uma ordem de Marcel Maia Montalvão, um juiz penal em Lagarto, uma pequena cidade no estado de Sergipe (Nordeste) .

O juiz, antes de um pedido da Polícia Federal, concedeu liminar contra WhatsApp pela recusa da empresa de facilitar as mensagens enviadas a partir dessa aplicação por um acusado de tráfico de drogas em Lagarto.

Esta é a segunda vez que WhatsApp é silenciada no Brasil por decisão judicial, desde dezembro passado o serviço permaneceu em silêncio sobre doze horas, também por ordem de um juiz que queriam ter acesso a mensagens de um usuário e não obtido.

Endereço WhatsApp no Brasil também lamentou a decisão penalizando seus 100 milhões de usuários no país e disse a colaborar com a justiça tanto quanto podia, pois não afirma possuir a informação solicitada pelo juiz.

“Tendo colaborado na medida de nossa capacidade, com os tribunais brasileiros, estamos decepcionados com o juiz decidiu ordenar Sergipe para bloquear WhatsApp no Brasil”, de acordo com sua declaração.

A decisão, a nota disse: “castiga mais de 100 milhões de brasileiros que dependem de nossos serviços para se comunicar, gerenciar seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar a informação que temos dito repetidamente que nós temos”.

Seguindo a mesma investigação por tráfico de drogas, Montalvão março passado ordenou a prisão preventiva de vice-presidente do Facebook na América Latina, o argentino Diego Dzodan porque WhatsApp é um aplicativo de rede social de propriedade disse.

Dzodan foi liberado por ordem de outro juiz, depois de passar a noite em um centro de detenção em São Paulo.

Os cinco operadoras de telefonia móvel no Brasil, TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel, disseram ter recebido a ordem judicial e que respeitaram uma vez que, segundo a imprensa local, a violação resultaria em uma multa diária de 500.000 reais ($ 144,341) .

Em dezembro passado um juiz em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, decretou o bloqueio de WhatsApp por 48 horas para uma investigação criminal não foi revelado.

No entanto, às 12 horas, outro juiz reintegrado o correio para considerar “razoável que milhões de usuários são afetados pela falha da empresa para fornecer informações à justiça”.

Share

Deixe uma resposta

campos obrigatórios estão marcados * .